Sejam Bem Vindos ao Senhor Gentil Cozinha! Hoje trago uma Receita de Feijoada Tradicional! Uma verdadeira iguaria Brasileira!!
A Feijoada é um prato muito consumido no Brasil e que enche o coração de alegria!! Preparar uma feijoada deliciosa é mais do que cozinhar; é uma celebração da vida!
Com efeito, a Receita de Feijoada Tradicional é um prato originário da culinária portuguesa, e ganhou grande popularidade no Brasil, tornando-se um dos pratos mais emblemáticos da culinária brasileira. Assim, sua origem remonta aos tempos da colonização, quando os portugueses introduziram o consumo de feijão preto nas colônias.
Ademais, a versão brasileira da feijoada evoluiu ao longo dos séculos, especialmente durante o período colonial, quando a prática de escravidão estava presente. Afinal, os escravizados tinham acesso a partes menos nobres dos animais, como pés, rabo e orelha, que eram frequentemente utilizadas na feijoada. Assim, com o tempo, o prato foi se transformando, absorvendo influências de diferentes regiões do Brasil e incorporando ingredientes locais.
Como resultado, a feijoada moderna é uma mistura rica de feijão preto cozido, carnes defumadas, carne de porco (pé, orelha, barriga e rabo), linguiça e temperos, resultando em um prato robusto e saboroso. Embora a feijoada brasileira tenha origens na tradição portuguesa, ela se tornou única, e assim reflete a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Além disso, é frequentemente associada a eventos festivos, reuniões familiares e celebrações, tornando-se uma expressão marcante da identidade gastronômica brasileira.
Hoje deixo para vocês a Receita de Feijoada Tradicional, e também no final do texto, uma versão mais moderna dessa iguaria!
Para preparar a sua Receita de Feijoada Tradicional você vai precisar:
1º Passo: Organização! Separe todos os ingredientes que serão usados na sua Receita de Feijoada Tradicional, e também os recipientes para acondicioná-los, dessa forma você não perde nenhum passo ao fazer a sua Receita;
2º Passo: Corte as partes de porco da receita em partes menores, para que não fiquem desproporcionais ao serem servidos no prato. Lave-os bem, e coloque-os para ferver em uma panela com bastante água (sem pressão) por 20 minutos;
3º Passo: Em seguida, lave novamente as partes de porco que você acabou de ferver, separe uma panela grande onde você irá fazer a sua feijoada;
4º Passo: Aqui começa a construção de sabores! Adicione um pouco de óleo na panela, as partes de porco, o bacon e a linguiça calabresa, adicione uma boa pitada de sal, e deixe dourar;
5º Passo: Após dourar bem, escorra todo o óleo que estiver no fundo da panela, adicione mais uma pitada de sal, água até cobrir, e deixe ferver por 20 minutos;
6º Passo: Em seguida, é hora de adicionar o feijão Preto e as folhas de louro! Lave-os bem, e adicione-os à panela e cubra novamente com água e deixe cozinhar (Sem pressão!);
7º Passo: De 10 em 10 minutos, mexa bem todos os ingredientes para que o feijão cozinhe por igual e adicione mais água, caso necessário;
8º Passo: Quando o seu feijão já estiver cozido (sem desmanchar), e as carnes já estivem bem cozidas, chega a hora de você preparar o tempero da sua feijoada!
9º Passo: Aqueça uma panela e adicione um pouco de óleo (ou banha de porco), e os ingredientes já cortados (Cebolas, pimentas, alho e sal) e deixe refogar até ficarem translúcidos;
10º Passo: Em seguida, adicione esse tempero ao seu preparo e deixe cozinhar por uns 20 minutos para que os sabores se agreguem!
11º Passo: Prove e corrija o sal caso necessário, adicione a cebolinha e sirva quente!
Coloque uma panela grande para ir fervendo a água que você irá usar no preparo! Isso facilita muito e economiza tempo e gás (risos)!
Sugiro que você faça todo o processo de preparo da sua Receita de Feijoada Tradicional sem levar na pressão, dessa forma os sabores ficarão mais concentrados e não corre o risco de passar o ponto do feijão! Mas caso queira cozinhar na panela de pressão, doure todos os ingredientes conforme informado anteriormente, adicione o feijão, temperos, água até cobrir e deixe cozinhar por 40 minutos.
Há inúmeras versões da Receita de Feijoada Tradicional! Esse prato que é tão famoso em nosso País, e uma opção mais moderna não leva alguns ingredientes, como por exemplo, o pé, a pele e a orelha do suíno. Deixo aqui uma sugestão mais light caso você não seja adepto à receita tradicional.
Substitua as partes do suíno como pé, pele e orelha por costelinha e lombo. E se você conseguir encontrar essas peças defumadas, é uma ótima opção, pois irão adicionar um sabor mais intenso à sua receita!
Uma vez escolhido as substituições, basta seguir o passo a passo anterior que o preparo é praticamente o mesmo. E bom apetite!
Please share by clicking this button!
Visit our site and see all other available articles!